Saiba como funciona o radiador do seu carro

Ele também é conhecido como radiador arrefecimento e pode ser encontrado em todos os veículos que são refrigerados a água. Quer saber como funciona e como cuidar do radiador do seu carro? Vem com a gente!


Como funciona o radiador?

 
Os radiadores mais novos possuem alguns aditivos que aumentam o ponto de ebulição do líquido que será resfriado. Isso se deve pelo fato de que a água ferve quando chega aos 100 graus e os motores precisam que a temperatura esteja entre 115 e 135 graus.
 
Nos carros mais antigos, o funcionamento do radiador era mais simples. A água passava por dentro do motor através dos túneis, absorvendo seu calor. Em seguida, o radiador resfriava o líquido com ventoinhas e ar, gerado pelo movimento.
 

Para que serve um radiador?

A passagem do ar pelo radiador tem o objetivo de resfriar o calor do líquido do arrefecimento. Esse arrefecimento tirou o calor de outros equipamentos do automóvel.
Existem modelos de radiadores que possuem ventoinhas para facilitar o esfriamento do líquido. No caso dos automóveis, porém, as ventoinhas e o próprio ar trabalham em conjunto, que entra nesse sistema graças a movimentação do veículo.


O que acontece quando o radiador excede o limite da temperatura?

Quando a temperatura do radiador excede o limite considerado ideal, pode ocorrer uma série de complicações, como a dilatação dos componentes móveis, causando atrito e podendo bloquear o movimento. Além disso, esse aquecimento excessivo pode aumentar a pressão do motor, chegando a romper a mangueira, a boca ou até a tampa do radiador.
 

Como cuidar do radiador do carro?


– Para evitar superaquecimento, também é bom checar periodicamente os sistemas elétricos envolvidos no resfriamento do motor, como o ventilador, sua fiação e sensores.

– Nunca encha o radiador somente com água. O ideal é misturar uma metade com líquido de arrefecimento e a outra com água.
 
– Nas ocasiões de troca do líquido, é interessante aproveitar para fazer uma limpeza completa do sistema de arrefecimento.
 
– Procure retirar o líquido do radiador entre cada 30.000 e 50.000 quilômetros rodados.

– A temperatura ideal do motor pode variar de veículo para veículo, mas, de maneira geral, ela deve ficar próxima de 90 graus.
 
Precisou de Radiador? Atual também tem! O preço mais justo da cidade é aqui!

Leave a Comment