Itens que você mesmo pode checar

As férias estão chegando e com elas as merecidas e esperadas viagens! É muito importante que você leve seu carro a algum mecânico confiável. Se já fez a revisão preventiva, não custa nada checar se está tudo no lugar, né? Veja os itens que você mesmo pode checar no seu carro por precaução ou antes de sair com o carro.

 

Limpador de pára brisas

 

Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado. Os encaixes das hastes estão seguros? Lave a borracha das palhetas apenas com água e sabonete neutro.

 

Correia dentada

 

A troca preventiva da correia dentada, segundo os fabricantes, pode ser feita a cada 50 mil km. Mas você também pode fazer uma verificação a cada 15 mil km, isso pode prevenir trincas e possíveis desgastes. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.

Velas e cabos

 

Alguns fabricantes indicam que as velas devem ser examinadas a cada 10 mil km e os cabos trocados a cada 50 mil km. Qualquer falha neste sistema pode provocar desgaste antes do previsto  e comprometer a vida útil de outros componentes.

 

Radiador

 

Respeite a data limite de troca do líquido de arrefecimento do motor. Vai ao mecânico? Peça  para ele conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.

 

Combustíveis e lubrificantes

 

Abasteça em postos conhecidos por você e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de usá-lo.

 

Filtros de ar, óleo e combustível

Efetue a troca conforme indicado no manual do proprietário. Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca do filtro, diminui a vida útil do lubrificante.



Freios

 

O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa.

 

Pneus

 

Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Faça o rodízio de pneus para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando der para sentir vibrações no volante. Já o alinhamento, quando houver um desequilíbrio direcional ou na troca do conjunto.

 

Faróis, lâmpadas e sistema elétrico

 

Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. E não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado.

Já checou todos os itens e está tudo ok? Ótimo pode seguir viagem!
Deu ruim? Vish! Leve a um mecânico de sua confiança e não se esqueça: o preço mais justo da cidade é na Atual!

Leave a Comment