Como cuidar da bateria do seu carro

Primeiro é preciso ter um mecânico de confiança, pois ele é o profissional que possui equipamentos adequados para fazer a medição da carga da bateria.  Através do voltímetro ou scanner, o mecânico avalia se problema está na bateria ou no alternador. Veja mais dicas:

– Carros parados também consomem energia da bateria. Se o veículo for ficar parado por mais de 20 ou 30 dias, é desligue o cabo do terminal positivo, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria.

– Mantenha sempre as capas protetoras nos terminais e as capinhas de proteção (plásticas) em cima dos terminais (positivo e negativo) da bateria para evitar o risco de curto circuito pelo contato de objetos metálicos.

– Deixe as luzes ou acessórios desligados quando o motor estiver desligado.

– Não dê partida no carro com o farol ligado, isso puxa carga da bateria e diminui sua vida útil.

– Não compre cabos auxiliares vendidos em lojas que não são especializadas para fazer a ligação direta entre as baterias. Esses cabos podem não ser confiáveis e podem acabar danificando ainda mais a sua bateria.

COMPRE PEÇAS ORIGINAIS PARA O SEU CARRO!

Utilizar peças originais é sempre a dica principal para que isso não gere problemas para o bom funcionamento do seu carro. Veja como identificar peças falsificadas:

– Verifique a embalagem: fique atento as marcas e logotipos nas embalagens, elas podem ser diferentes dos originais.

– Confira a certificação: de acordo com normas do INMETRO, todas as peças e acessórios automotivos destinados ao mercado de reposição devem ser certificados.

– Verifique o número de série: conferir o número de série é importante, pois ele é uma garantia de que a peça automotiva passou por uma linha de fabricação regular.

– Observe a qualidade: principalmente do acabamento da peça, por menor que seja o defeito, isso pode fazer com que a peça não seja aprovada pelo padrão de qualidade dos fabricantes.

– Exija o cupom fiscal: evite problemas futuros, todas as etapas do processo de troca das peças devem ser documentadas por meio de orçamentos, notas fiscais e garantias.

A dica final é: procure sempre uma loja de autopeças de procedência, como a Atual Auto Peças!

 

Leave a Comment