Extintor de incêndio do carro: cuidados e como usar

Muitos motoristas só se lembram do extintor de incêndio em casos de urgência, mas é preciso estar mais atento. Não espere situações de perigo para revisar a data de validade ou para saber como utilizar. É preciso observar a forma de armazenamento, a data de validade e o estado de conservação.

 

Onde o extintor ele deve ficar?

O extintor de incêndio deve ser levado sempre na parte dianteira do carro, em um local que seja de fácil acesso para o motorista.

 

Cuidados

O extintor de incêndio deve estar dentro do prazo de validade, que costuma ser de 5 anos. É importante checar se o lacre está no lugar certo e verificar o indicador de pressão, que não pode estar na faixa vermelha. Ele deve apresentar boa aparência: sem ferrugens, amassados ou com outros danos.

 

Armazenamento

Cheque se ele está guardado em uma posição segura. O melhor local para conservar o extintor é na parte dianteira do veículo, em local de fácil acesso — geralmente, ele é deixado embaixo do banco.

Faça um teste

Faça um teste de tirar e colocar o extintor do suporte, para verificar quanto tempo você demoraria para pegar em caso de uma emergência. Não é muito complicado, mas você não vai querer descobrir só na hora de uma emergência, né? Em situações de perigo, a familiaridade com os procedimentos ajuda e pode salvar vidas.

Validade

Confira a data de validade impressa no selo do equipamento. Nesse selo, ainda dá para conferir se o extintor é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Manômetro

Verifique o manômetro, um reloginho que fica na parte de cima do conjunto e que serve para medir a pressão do interior do conteúdo do extintor. O ponteiro do indicador deve estar sempre na faixa verde.

Condições

Além de ferrugem e amassados, confira se o lacre não está rompido ou fora do lugar.

Devo retirar o plástico?

Todo motorista acaba ficando na dúvida se deve ou não retirar o plástico do extintor. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não fala especificamente sobre isso. Ele determina que ele não pode estar envolvido em nada que atrapalhe a utilização. Por isso, alguns agentes de trânsito interpretam o plástico como um impedimento de uso e aplicam multa. Então o recomendado é deixar o extintor sempre livre de embalagens de plástico.

Leave a Comment