Minha placa foi clonada, o que fazer?

Você sabia que uma das práticas ilegais que mais crescem é a clonagem das placas de veículos? Não existe uma delegacia especializada para esse tipo de ocorrência. Saiba como acontece, o que fazer se você for vítima e como evitar.

 

Como acontece

 

A grande maioria é feita por encomenda.  A prática ilegal funciona mais ou menos da seguinte forma: uma pessoa faz o pedido para uma pessoa que é conhecida como clonador, depois o carro é furtado e acaba sendo levado para uma oficina parceira.  Lá eles fazem as adaptações necessárias, como mudar o chassi e falsificar documentos com os dados do carro.

O que fazer?

 

Uma pessoa pode estar rodando com os mesmos dados da sua placa sem você saber. Mas como a prática é usada para fins ilegais, acabam gerando multas de trânsito. Consequentemente elas acabarão indo parar no seu endereço. Por isso é importante verificar e averiguar qualquer multa que você recebe na sua casa.

Descobriu algum indício ou tem certeza que sua placa foi clonada? Vá imediatamente ao Detran mais próximo da sua casa, existe um setor específico de combate à clonagem. Você também pode procurar a delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência. É preciso que você leve para o Detran ou para a delegacia os seguintes documentos:

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)
– RG e CPF
– Comprovante de residência
– 4 fotografias do veículo: frente, traseira, laterais direita e esquerda.

 

Como evitar?

 

Não existe uma receita pronta ou alguns dispositivos eletrônicos para casos de placa clonada. Mas existem alguns truques e macetes na hora da compra do seu carro. Muitos especialistas recomendam que se façam algumas modificações legais no carro para ajudar a identificar uma possível clonagem e até mesmo evitar que a sua placa seja clonada.

Não precisa ser uma grande modificação, mas é bom que você invista em pequenos detalhes que tornem o seu carro único, como: um retrovisor opcional, um adesivo seu, uma roda diferente, etc. Existem algumas empresas que oferecem um sistema de personalização do carro através de um adesivo reflexivo colocado no vidro. Este adesivo ganha um número único vinculado aos dados originais do seu carro e fica guardado em um banco de dados seguro.

Leave a Comment