Saiba como facilitar a troca de pneus

Todo motorista deve saber trocar um pneu, nem sempre o socorro chegará rápido e essa situação pode acontecer em uma região sem sinal, por exemplo. Precisou trocar o pneu no meio de uma via movimentada? Muita gente não sabe o que fazer nessas horas, mas fique calmo! Estamos aqui para te ajudar e dar muitas dicas úteis quando isso acontecer!

O que fazer primeiro?

 

Antes de qualquer coisa, você deve sinalizar. Ligue o pisca alerta se estiver em uma rua ou estrada movimentada, depois procure estacionar em um local seguro que não atrapalhe o trânsito. É importante colocar o triângulo na pista em uma posição para sinalizar os outros motoristas. Ele deve estar a 20 metros do seu carro, mas se não for possível, deixa o mais afastado possível para que outros motoristas vejam a sinalização.

Saiba identificar um problema

Está em dúvida se o pneu possui algum problema ou defeito? Veja as dicas para identificar se tudo está no lugar:

– Sabe aquelas rachaduras na parte lateral do seu pneu? Elas podem não ser vistas a olho nu, então é importante que você faça a revisão periodicamente e verifique com o seu mecânico se há algum problema. Se elas já puderem ser vistas a olho nu, significa que está na hora de comprar pneus novos para o seu carro.

– Fique atento: os indicadores de desgaste da banda de roda aparecem através de filetes de borracha sobrepostos transversalmente sob os sulcos do pneu. Esse sistema geralmente é encontrado em carros mais modernos.

– Os sulcos dos pneus nunca devem estar abaixo de 1,6mm de profundidade. Faça o teste, é simples: insira uma moeda de R$1 entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada ficar completamente coberta é por que está tudo ok com os pneus.

 

Anote as dicas

– Tenha sempre uma luva de borracha para não sujar as mãos na hora de trocar os pneus.
– Na hora de comprar um carro, verifique onde estão localizados os macaco, o estepe e a chave para que você não passe por nenhum imprevisto.
– Lembrete importante: para pegar o macaco e a chave debaixo do pneu, é necessário soltar o parafuso que prende o estepe.
– O macaco vem fechado e deve ser aberto por 20 cm antes de encaixar no carro, deixe ele firme entre o carro e o chão. Encaixe o macaco no lugar que é sinalizado por uma flecha próxima ao pneu, perto da saia do carro.
– Depois disso, desaperte os parafusos da roda com a chave, para isso, encaixe a chave nos parafusos e gire no sentido anti-horário. Caso esteja difícil, suba na chave e empurre com os pés. Quando os parafusos estiverem frouxos, suba o carro com o auxílio do macaco para que ele fique em uma altura necessária para a trocar o pneu.

Prontinho! Até que não foi difícil, foi? Lembre-se de manter sempre a segurança e a atenção em primeiro lugar! E se precisar de peças automotivas, qualidade e preço justo é na ATUAL!

Leave a Comment