Amortecedores do carro: como cuidar e preservar

Conserve e aumente a durabilidade do sistema de suspensão do seu carro

Os amortecedores trazem muito mais do que conforto para o motorista, eles também servem para suavizar os impactos e preservar a segurança. Mas você sabe do que é composto o sistema de amortecedores? Se não sabe, a gente te ajuda! Entender sua formação é o primeiro passo para preservar e aumentar sua durabilidade. A suspensão é composta por amortecedores, molas, pivôs, barras de sustentação e buchas. Agora que você já sabe disso, vamos mostrar a seguir algumas dicas de manutenção para cuidar da suspensão do seu carro. Confere aí:

Faça inspeções periódicas

É aquela velha história, a melhor forma de preservar a suspensão é realizar a revisão periodicamente. Ela serve para reduzir a probabilidade de danos e possíveis falhas no equipamento, por isso é tão importante fazer o monitoramento das peças regularmente.

Quando devo trocar os amortecedores?

O recomendado é trocar os componentes do conjunto de suspensão entre 50 e 70 mil quilômetros rodados e fazer a inspeção a cada 20 mil quilômetros. Mas não existe uma regra padrão para o momento certo de troca, verifique sempre no manual do fabricante do carro, pois pode variar de modelo para modelo.

As molas também são importantes

É muito comum o motorista realizar a troca do conjunto de amortecedores e não substituir as molas. Lembre-se de que elas trabalham junto com o sistema de suspensão, por isso se alguma delas estiver desgastada, pode interferir no funcionamento dos seus amortecedores.

Óleo vazando próximo à roda do carro? Fique atento!

É sempre bom ficar atento ao vazamento de óleo perto da roda do carro, isso pode significar algum problema no amortecedor. Se houver algum respingo, talvez seja necessária a inspeção de um mecânico, beleza?

Cuidado com o excesso de bagagens

O excesso de bagagens ou a disposição aleatória pode comprometer a estabilidade e os comandos do carro. A dica é colocar as bagagens mais pesadas próximas ao centro do carro e distribuir o restante igualmente.

Como identificar problemas comuns

Os problemas do amortecedor podem ser percebidos antes que eles comecem a prejudicar o carro. Quando for realizar a inspeção, peça para o seu mecânico verificar a presença de vazamento e também se as borrachas estão limpas e sem ressecamento.

Cuidados simples

São várias as formas de cuidar dos seus amortecedores e evitar desgastes futuros. Veja alguns:

  • Fuja das ruas esburacadas e estradas de terra, caso necessário, dirija com cuidado e em baixa velocidade, desviando sempre dos buracos maiores.
  • Mantenha as revisões do seu carro em dia.
  • Dirija conforme as recomendações da via ou da estrada.
  • Ao contrário do que muitos fazem, o certo ao passar por uma lombada é entrar de frente, distribuindo o peso do veículo entre as rodas.

 

Viu como é simples cuidar da suspensão do seu carro? Seguindo essas dicas, a sua suspensão irá durar muito mais. Caso precise de algum suporte ou de produtos para o conjunto de amortecedores, a Atual está pronta para atender você!

Precisando de amortecedores? Veja a nossa variedade de produtos e marcas de suspensão.

 

Referências:
carros.ig.com.br/2016-07-12/amortecedores-como-cuidar-bem-e-evitar-desgaste.html

g1.globo.com/Noticias/Carros/0,MUL1051310-9658,00-SAIBA+COMO+CUIDAR+DA+SUSPENSAO+DO+CARRO.html

www.meuusadonovo.com.br/blog/dicas-de-manutencao-como-cuidar-da-suspensao-do-carro/

Leave a Comment