Saiba quando trocar os lubrificantes do seu carro

Todo motorista sabe que os cuidados com o carro devem ser feitos periodicamente e dentro do prazo estabelecido por cada fabricante. E um dos mais importantes que se deve ter é com a troca dos lubrificantes do carro. Para te ajudar, vamos dar algumas com os principais itens que devem ser conferidos na troca de óleo. A inspeção pode ser feita por você mesmo ou por um mecânico.

Mas por que devo realizar a troca?

A troca de óleo tem a função de lubrificar e refrigerar as peças internas do seu carro para que ele funcione corretamente, por isso, é tão importante que você fique atento e a troca seja feita quando o nível fica abaixo do recomendado, beleza?

Quando devo trocar os lubrificantes do meu carro?

Óleo do motor

Para a sua segurança e do seu veículo, o ideal é verificar o nível do óleo sempre que for abastecer. Garanta que não haja nenhum erro na hora da checagem, é importante que o carro esteja parado em terreno plano para não apresentar variações na quantidade.

O prazo de troca varia de acordo com o modelo e deve ser consultado no seu manual. Já para as condições ideais de rodagem, o recomendado é trocar a cada 5 a 10 mil km ou realizar a troca anualmente. Mas como prevenir é melhor que remediar, é bom fazer a revisão periódica e ficar de olho nos sinais que o seu carro dá.

Fluído de freio

O fluído de freio não costuma ser prioridade na hora de ser verificado por cada motorista, mas saiba que ele é o grande responsável por fazer todo o seu sistema de freio funcionar. Ele não diminui com o uso, se isso ocorrer, é sinal de que algo está errado! Mas se ele estiver entre o máximo e o mínimo recomendado, não há porque fazer a troca.

Se estiver abaixo do seu nível normal, fique atento, costuma ser um vazamento e o seu funcionamento acaba ficando comprometido, trazendo riscos de frenagem e provocando acidentes. Se você nunca checou o fluído de freio, que tal abrir o capô e dar uma olhada rápida? Em caso de dúvidas do prazo de validade, consulte o seu mecânico.


Óleo da direção hidráulica

Se o fluído de freio não está na lista de checagem dos motoristas, o óleo da direção hidráulica não está nem no pensamento. Isso se deve pelo fato de grande parte das montadoras não considerarem a importância da sua troca periodicamente, mas aquela velha história: se o nível estiver abaixo do recomendado, a troca se faz necessária. Uma boa lubrificação da bomba e caixa de direção protege o sistema de uma corrosão e garante o bom funcionamento da sua hidráulica.

 

Óleo da caixa de câmbio  

Carros manuais não precisam realizar a troca, já os automáticos a troca sugerida é a cada 40/60 mil km rodados, de acordo com o fabricante e modelo. Sua checagem deve ser feita a cada revisão ou de seis em seis meses.

Agora é só ficar de olho e conferir todas as lubrificações!

Precisando de óleo para o seu carro? Aqui na Atual temos os melhores produtos pelo preço mais justo da cidade! atcualautopecas.com.br/produtos_atual_autopecas/

 

Referências:

blog.nolimitscentroautomotivo.com.br/saiba-quando-fazer-a-troca-de-lubrificante-do-carro+107798

 

www.carrosinfoco.com.br/carros/2017/01/detalhes-do-fluido-para-direcao-hidraulica-automobilisticos/

 

www.terra.com.br/economia/carros-motos/meu-automovel/fluido-de-freio-tambem-precisa-ser-trocado-entenda,b87a639fcbf9e310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Leave a Comment